IMPERATRIZ-MA

IMPERATRIZ-MA
Venha nos prestigiar com seu comercial, que será um grande investimento para você. Nossa conta para depósito Ag-1137 cont-26159-8/500.Tel (99)99057692 Muito Obrigado!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ACIDENTE FATAL NA BR-010 EM FRENTE AO PARQUE DE EXPOSIÇÃO

Samuel Felipe Silva 22 anos, morreu atropelado por um veiculo que vinha no  mesmo sentido.
já o ciclista Miguel Marinho da Silva, 77 anos ficou gravemente ferido e foi levado para Socorrão.







NO DIA 26/02/3013 POR VOLTA DAS 14 HS ACONTECEU UM GRAVE ACIDENTE NA BR-010 EM FRENTE AO PARQUE DE EXPOSIÇÃO EM IMPERATRIZ-MA ENVOLVENDO UMA MOTO DE PLACA 8441 DE IMPERATRIZ-MA, E UMA BICICLETA, SEGUNDO INFORMAÇÕES O CICLISTA FOI SOCORRIDO PELA SAMU E LEVADO AO HOSPITAL MUNICIPAL (SOCORRÃO) JÁ O MOTOQUEIRO CHEGOU A SER ATENDIDO PELA SAMU MAIS VEIO A ÓBITO NO LOCAL..... AGUARDE DETALHES COM NEME DAS VITIMAS....

25 de fevereiro de 2013

Justiça determina exumação do corpo do ex-prefeito Davi Alves Silva


Davi Alves Silva Junior
Davi Alves Silva Junior
Imperatriz – A Justiça, através de o juiz titular da 3ª Vara da Família, Marcelo Testa Baldochi, determinou a exumação do corpo do ex-prefeito Davi Alves Silva.
O trabalho dos médicos legistas do Instituto Médico Legal (IML), sob o comando do diretor Alair Firmiano, seria feito na manhã desse sábado, no cemitério da cidade de Davinópolis, distante 18 km de Imperatriz.
 Entretanto, a exumação não aconteceu, tendo em vista que não compareceram ao cemitério os familiares de Davi Alves Silva, como também a parte interessada ou o seu advogado e, principalmente, o oficial de justiça para que a ordem judicial fosse cumprida.
Em função disso, o diretor do IML, o médico legista Alair Firmiano, manteve contato com o juiz Marcelo Testa Baldochi e disse que a exumação não seria realizada ontem em função da ausência dos interessados.
O magistrado autorizou a exumação mesmo sem essas pessoas. Mas, depois de ter ouvido as ponderações do médico legista Alair Firmiano, resolveu que uma outra data seria remarcada para o trabalho.
Segundo informações, o motivo da exumação do corpo do ex-prefeito Davi Alves Silva é para que sejam retiradas partículas para um exame de DNA para possível reconhecimento de paternidade de um filho do ex-prefeito.
Normalmente, nesses casos é feita a exumação em função de que familiares se negaram a fornecer o material. Quando acontece isso, a Justiça, através do juiz da Vara da Família, autoriza a exumação do corpo.
Assassinato
Davi Alves Silva foi assassinado no dia 23 de setembro de 1998, quando se encontrava no pátio do Posto Esplanada, de sua propriedade, localizado às margens da rodovia Belém-Brasília, no bairro Coco Grande.
Davi Alves Silva foi assassinado com um tiro pelo ex-cunhado, Abraão Ribeiro da Silva, que em seguida se suicidou.
Carreira política
Deputado estadual, 1983-1987
Deputado federal, 1987-1989
Prefeito de Imperatriz, 1989-1993
Deputado federal, 1995-1998
Do jornal O PROGRESSO

sábado, 23 de fevereiro de 2013

22 de fevereiro de 2013

Sexto assassinato de fevereiro é registrado na Vila Macedo


Com dois tiros de revolver foi registrado o sexto assassinato do mês de fevereiro em Imperatriz, a vitima Marcelo Pereira Martins, 30 anos, morador da Rua 18, Bairro São Jose, Marcelo era usuário de droga, segundo populares o homicida teria fugido a pé, o crime aconteceu na Vila Macedo, segundo um parente da vitima ele trabalhava fazendo bico no matadouro municipal, o mesmo era casado e pai de três filhos. O SAMU esteve no local mais quando chegou confirmou que a vitima ja estava em óbito, duas viaturas da policia militar fez rondas mas ate as 17:00 horas desta sexta feira.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Saúde: redes cegonha e de urgência estão sendo implantadas em Imperatriz.


Conceição Madeira e ao lado do marido na luta por uma saúde melhor 
Técnicos serão capacitados pela Secretaria de Saúde 
Acontece na próxima semana nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, a qualificação do pessoal para implantação da Rede de Urgência e Rede Cegonha do município. A capacitação acontecerá no auditório da Gerência Regional de saúde, com a participação dos 15 municípios pertencentes a Comissão de Intergestores Regionais - CIR, Estado e Ministério da Saúde.
A implantação destas redes faz parte das políticas prioritárias do Ministério da Saúde para a saúde do Brasil, que são: Rede Cegonha, Rede Urgência, a Rede do Crack – que é a Rede de Atenção Psicosocial e a Rede do câncer.

Para Irisnaldo Felix, secretário adjunto de Saúde de Imperatriz, é de suma importância a implantação destas redes no município visto que: " Essas redes visam primordialmente dar uma melhorada nesses quatro pontos específicos, que é melhorar a assistência as urgências, melhorar a assistências as gestantes, melhorar a assistência as pessoas que são viciadas em entorpecentes e também a questão do câncer que é um dos quatro maiores problemas que nós temos hoje na saúde", justifica Irisnaldo.

Ele informa ainda que, desde 2010 o governo municipal tem trabalhado incansavelmente na montagem e na construção dessas redes, tanto que no ano por volta do mês de julho, Imperatriz e sua CIR, já estavam com as quatro redes montadas prontas para qualificação.
                        Irisnaldo Felíx: saúde  em Imperatriz avança 

Porém como a saúde deixou de ser municipalizada e passou a ser regionalizada, dependendo também do Estado, o município não pôde implantar, qualificar as quatro redes prioritárias, porque o Estado e as outras CIR’S não avançaram na mesma velocidade que Imperatriz, de maneira que somente agora em fevereiro das quatro redes teremos duas implantadas; A Rede Cegonha (que é a rede da gestante, afim de melhorar a assistência a gestante, cuidando melhor do seu pré-natal, do parto e da criança); E a Rede de Urgência (que é para melhorar a assistência aos pacientes que estão em caráter de urgência, tanto as urgências clínicas quanto as urgências cirúrgicas, e ai entra a UPA, os pronto socorro, as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais terciários).
A Secretaria de Saúde, por meio da Secretária Conceição Madeira, tem intensificado os trabalhos na tentativa de oferecer melhorias na saúde de Imperatriz.
Além de proporcionar  a implantação dessas duas redes, dia 25 o prefeito Sebastião Madeira estará em Brasília para firmar um termo de parceria com o MS, para implantação de mais um UPA no município, pois Imperatriz foi escolhida pelo próprio MS como um dos municípios que pode implantar mais uma UPA.
"Com isso, iremos melhorar ainda mais a nossa rede de urgência. Além disso já temos a Rede Psicosocial montada, preparada, para qualificação, estamos esperando apenas o aval do MS para que agente sente e qualifique ela também", afirma Irisnaldo.
Maria Almeida - Ascom

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DIA DA MULHER TERÁ PASSEIO CICLÍSTICO, CAMINHADA, E SHOW NA BEIRA RIO




Promovido pela Prefeitura por intermédio da Secretarias da Mulher, Saúde e Desenvolvimento Social,  evento homenageia  mulheres de todas as idades.
Entre as comemorações alusivas á Semana Mulher consta o passeio ciclístico do Dia da Mulher, sucesso ano passado, e que se  espera será sucesso também este ano.
 O passeio será cumulado com uma caminhada. A caminhada sairá  da Avenida da Juventude ( Fiqueninho)  o passeio,  da Ciclista Bodim, na Bernardo Sayão. Concentração a partir das quatro horas da tarde.
A informação é da secretaria de políticas  publicas para mulheres, Conceição Formiga, tutora da  programação que envolve quase todas as pastas do governo.
Formiga informa que além do passeio, da caminhada e do show vozes femininas, a Semana da Mulher pontuará com diversas outras atividades.
A programação da Semana da Mulher será aberta oficialmente dia Primeiro de Março, ás 15 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, ocasião em que será lançado o  “ I  Plano Municipal de Políticas paras as mulheres, essa conquista é nossa”  

Vereador defende criação do Dia Municipal do Livro e da Leitura

Foto: Fábio Barbosa/Ascom
Legenda: Vereador Marco Aurélio é o autor do Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Livro e da Leitura
Imperatriz – Estimular a sociedade para o hábito da leitura, dinamizar o acesso ao livro e seu uso mais amplo como meio de difusão da cultura e transmissão do conhecimento e valorizar o patrimônio cultural do município e a produção literária. Esse é o objetivo do Projeto de Lei, de autoria do vereador Marco Aurélio da Silva Azevedo (PCdoB), que pretende instituir o “Dia Municipal do Livro e da Leitura” em Imperatriz.
Ele entende que a sociedade é o resultado de um conjunto de elementos que formam a sua identidade, onde estão presentes, de maneira preponderante, a cultura e a arte, uma entrelaçada à outra e promovendo, juntas, o desenvolvimento das suas aptidões. 
“Imperatriz, como um pólo geopoliticamente estratégico, e exatamente por esse olhar tem acolhido diferentes povos, com diferentes culturas, formando uma diversidade de elementos, mas que ainda não definem a sua própria identidade”, disse ele, que entende que essa identidade que precisa ser construída a partir dessas diferentes culturas, mas que também se faz necessário o registro de tudo, para discussão, maturação e adoção como identidade cultural. 
Marco Aurélio assinala ainda que a memória documental por meio da produção literária é o registro das“pegadas do tempo” e, por sua natureza, a via de segurança sólida de todo o acervo que servirá de base para a formação da nossa identidade. 
Ele defende que o projeto servirá, sobretudo, para impulsar à construção da identidade cultural, artística e histórica, incluindo-o no calendário oficial de eventos do município de Imperatriz.
Festival – O vereador Marco Aurélio também defende que seja instituído, como evento no calendário anual da Feira do Livro (Salimp), o Festival Literário, com premiações, cujos valores serão estabelecidos pelo Poder Executivo.
A proposta prevê a ampliação [e dinamização] da biblioteca pública municipal por meio de instalação de seções nos bairros e povoados; tornar Imperatriz o centro de difusão do livro, estimulando sua produção e circulação no município e em todo estado; preservar o patrimônio literário, bibliográfico e documental do município, em parceria com a Academia Imperatrizense de Letras (AIL) e, ainda, estimular a produção e a circulação do livro. 
Recursos – O vereador Marco Aurélio ressalta que o Poder Executivo Municipal deverá consignar recursos do seu orçamento anual para aquisição de, no mínimo, 20% da produção literário de autores locais à destinação prioritária das bibliotecas do município. “Nós defendemos que a biblioteca municipal tenha orçamento participativo próprio, consignado no orçamento anual do município para a manutenção e expansão do seu acervo”, conclui. 
[Da Assessoria]

exta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SUZANO OFERECE OPORTUNIDADE DE ESTUDAR, PAGA PARA ISSO, E VOCÊ AINDA PODERÁ SAIR EMPREGADO

Se aprovado no seletivo, além de você estudar e aprender uma profissão, poderá sair com um emprego garantido, e mais: O aluno aprovado no seletivo receberá uma bolsa de R$ 600,00, ao mês, durante do curso... 

Informações cedidas pela Controladoria Municipal, controladora Leila Azevedo - prefeitura de São Francisco do Brejão - MA.

Ligue nos números do panfleto e informe-se mais.

Policial militar nega ameaças a juíza


Policial militar nega ameaças a juíza





O policial militar Odorico Duarte procurou a imprensa na tarde de ontem para dar a sua versão a respeito do problema com a juíza Ana Beatriz Carvalho, atualmente respondendo pela Vara de Execuções Penais de Imperatriz.
A magistrada acusou Odorico de tê-la ameaçado com uma arma de fogo, fato ocorrido no fim da tarde dessa quarta-feira (20), na confluência das ruas Coriolano Milhomem e Bom Futuro, no centro. A magistrada, inclusive, passou com o seu veículo por cima do meio-fio para se livrar do policial.
Odorico foi detido e conduzido para a Delegacia Regional de Imperatriz, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Em seguida, ele foi levado para o Quartel do 3º BPM, onde passou a noite, e ontem foi até a Regional, onde lhe foi restituído o Fiat Strada de sua propriedade, o qual conduzia no momento do ocorrido.
Em sua versão, Odorico Duarte disse que retornava de sua chácara, localizada na beira do rio Tocantins, conduzindo o Fiat Strada placa DIU-3744 Imperatriz e puxando um barco. De repente, percebeu que se encontrava na contramão e teria ficado perturbado, porque as pessoas passaram a buzinar.
Odorico admitiu que tinha tomado três cervejas, mas negou que estivesse embriagado, como também que tenha ameaçado a juíza. “Nem cheguei a vê-la, porque eu a reconheceria”, disse Odorico.
Mas a juíza Ana Beatriz afirmou categoricamente que o policial apontou uma arma para ela. Odorico aproveitou a oportunidade para pedir desculpas à magistrada, como também para dar satisfação à sociedade imperatrizense por esse episódio. “Um fato lamentável que eu quero esquecer o mais rápido possível. Sou um policial com bons serviços prestados à sociedade de Imperatriz e jamais tive qualquer problema disciplinar no Quartel”, disse Odorico.
O policial reiterou que quer que esse problema seja esclarecido da melhor maneira possível. “Não dormi de quarta para quinta-feira e quero que tudo isso termine da melhor maneira possível”, finalizou.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

erça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CADÊ OS MÉDICOS?: AÇAILÂNDIA E IMPERATRIZ SÃO NOTÍCIA NO BOM DIA BRASIL DA REDE GLOBO

A falta de médicos nas cidades do norte e nordeste do Brasil foi tema de notícia do Bom dia Brasil da Rede Globo desta terça-feira (19/02/2013) em que cita os casos de Açailândia e Imperatriz no Maranhão. Segundo a matéria um anúncio para conseguir contratar um ortopedista em Açailandia com salário de 35 mil reais, foi publicado em jornal do Paraná.
O Bom Dia também destacou que no último concurso público de Imperatriz, o salário oferecido de R$4.000,200 para trabalhar 30 horas semanais não atraiu médicos. "Para algumas especialidades nem houve candidatos", diz o repórter.
O Presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, médico Abdon Murad, foi entrevistado e disse que muitas vezes o salário é alto mas não existem condições de trabalho então os médicos não se interessam.

O 'Bom dia' e ainda o presidente do Conselho Regional de Medicina passam longe de apontar que a falta de cursos de medicina nessas cidades é um grande fator  que contribui para a falta de médicos. Aqui, por exemplo há cerca de dois anos que se debate a possibilidade de instalação de um curso de medicina na UFMA.
Deputada estadual Valéria Macedo (PDT)
Assim que assumiu como deputada estadual em fevereiro de 2011, a enfermeira Valéria Macedo (PDT)  fez um importante requerimento à governadora do Estado, solicitando que esta buscasse junto ao governo federal as condições para instalar aqui em Imperatriz um curso de medicina (veja aqui). Poucos dias depois Roseana levou o pleito ao então ministro da Educação Fernando Haddad, que prometeu até este ano (2013) instalar aqui o referido  curso. Depois Haddad virou prefeito de São Paulo, entrou Aluízio Mercadante e não se ouviu mais falar sobre o assunto.

Confira a matéria da Globo:

Notícias / Concurso

Ministério Público abre concurso com 108 vagas oferecidas

As inscrições devem ser abertas no prazo máximo de dois meses.
Divulgação/MP-MA
 
 

SÃO LUÍS - A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, assinou na manhã desta segunda-feira (18), contrato de prestação de serviços com a Fundação Carlos Chagas para a realização de concurso público para o ingresso de servidores nos quadros da instituição. O certame deverá ser realizado, ainda, no primeiro semestre de 2013.
Serão oferecidas 108 vagas para servidores do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), sendo 86 para técnicos e 22 para analistas. Também serão destinadas vagas para cadastro de reserva.
As inscrições devem ser abertas no prazo máximo de dois meses. O valor da taxa a ser cobrada foi fixado em R$ 70,70, para cargo de técnico ministerial, e R$ 94,70, para analista ministerial. A Fundação Carlos Chagas será responsável pela elaboração e aplicação das provas objetivas e da redação.
Membros
O MP-MA também promoverá brevemente concurso para promotor de justiça. A comissão que presidirá o certame já foi definida. A presidente da comissão é a procuradora de justiça Rita de Cássia Maia Baptista Moreira. Além dela, integram o grupo os procuradores de justiça Krishnamurti Lopes Mendes França e Terezinha de Jesus Guerreiro Bonfim. Os suplentes são os procuradores de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa e o promotor de justiça Francisco de Aquino da Silva. A secretária da comissão é a procuradora de justiça Domingas de Jesus Froz Gomes.
Um ofício será encaminhado para a Organização dos Advogados do Brasil (OAB) para a designação de um representante e um suplente para integrar a comissão do concurso. Para a organização e execução do certame o MP-MA firmou parceria com o Ministério Público do Paraná.