Notícias / Campanha
Governo distribuirá até o final do ano cerca de 800 milhões de preservativos
Agência Brasil.
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RIO - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, encerrou na noite de
ontem (10), no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de
Janeiro, as ações de prevenção e conscientização das DST/aids no período
de Carnaval. Padilha também participa de atividades da campanha em São
Paulo, Recife, Olinda e Salvador.
Para
o Carnaval deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu aos Estados e
municípios cerca de 73 milhões de camisinhas. Segundo informações do
Ministério da Saúde, ao todo, até o final do ano, o governo pretende
distribuir, em todo o país, mais 700 milhões de preservativos.
Este
ano a campanha tem como tema “A Vida É Melhor sem Aids. Proteja-se: Use
Sempre a Camisinha”. Com ela, o governo pretende chamar a atenção para o
risco da falta do preservativo na hora da relação sexual.
O
Ministério da Saúde também está realizando a campanha Fique Sabendo. A
ação tem por objetivo “aumentar o acesso da população à prevenção e ao
diagnóstico oportuno, garantindo o direito à saúde, com sigilo e
confiabilidade”.
Embora a
doença no país esteja sob controle, pesquisas do Ministério da Saúde
indicam redução no uso da camisinha em todas as faixas etárias, de 58%
para 49% nas relações com parceiros casuais.
“Mudar
de tom é uma estratégia do governo para reverter a queda no uso da
camisinha, principalmente no Carnaval, período em que ocorrem muitas
relações casuais”, alertou o ministro Alexandre Padilha.
No
Brasil, foram identificados 38,7 mil novos casos novos em 2011, com
taxa de incidência de 20,2 por 100 mil habitantes. No mesmo ano, também
ocorreram 12.044 mortes no país. No Rio de Janeiro, o número de casos
registrados da doença foi 5.068 e a taxa de incidência de 31,5. O número
de óbitos no estado fechou em 1.700, em 2011.
A
campanha deste ano, que tem como público-alvo a população sexualmente
ativa (15 a 49 anos), dá ênfase a um novo conceito, com mensagens sobre a
gravidade da doença. Além de vídeos tratando da gravidade da doença, a
campanha conta ainda com anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e balões, com o tema principal e o lema “Proteja-se. Use Sempre a Camisinha”. Dois jingles de rádio também estão sendo veiculados, um em ritmo de frevo e outro de samba.
Estimativas
do próprio ministério indicam que, no Brasil, cerca de 530 mil pessoas
vivam atualmente com o vírus da aids, e, entre essas, 135 mil nunca
fizeram o teste.
Durante a
campanha Fique Sabendo, os foliões terão a oportunidade de fazer o
teste, que permite ainda a identificação de outras doenças sexualmente
transmissíveis, como sífilis e hepatites B e C. Além de preservativos,
também serão distribuídos gel lubrificante e material informativo sobre
essas doenças. Quem tiver o diagnóstico positivo será encaminhado para
os serviços de referência.
O
Fique Sabendo funciona o ano inteiro em ambulatórios, unidades básicas
de saúde e centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Nas unidades
móveis, o serviço é oferecido em locais como praças, feiras e eventos
específicos, como o Carnaval.
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